domingo, 9 de setembro de 2012

Books

''Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos.'' Isso certamente não é um filme, mas eu resolvi fazer criticas também a alguns livros, vou classifica-los como os filmes de uma a cinco estrelas, como eu disse, é apenas a minha opinião.
     

Mais pesado que o céu - Biografia de Kurt Cobain.
*****

Ontem eu finalmente terminei de ler a tão falada biografia de Kurt Cobain ''Mais pesado que o céu''  o livro de Charles Cross realmente nos passa as emoções que Kurt poderia ter na época, tudo começa quando seus pais se separam, Kurt se torna destrutível, vai morar com seu pai, o que lhe jura nunca se casar, se passa algum tempo e Don o pai de Kurt se casa, isso gera um conflito no intimo de Kurt, e ele já não está muito bem com sua mãe, com quem vivia em constante conflito, a vida de Kurt começa a se tornar perturbada e ninguém sabe o que fazer com ele, Kurt vai pra rua, dorme em salas de espera de hospitais, tudo muito conflituoso, já na fase adulta não se tem muitas mudanças, Kurt namora e se sente sozinho quando não tem namorada, sempre foi isolado, muitas de suas músicas são sobre namoradas suas mesmo ele não admitindo esse fato, About a Girl, Drain you... foram todas escritas em uma fase de termino de relacionamentos de Kurt, ele começa a se envolver com drogas e a fama, tudo isso agregada a grande dor de estomago que Kurt sentia, que nunca fora diagnosticada corretamente. 
Bom, quando eu nasci Kurt Cobain já havia se matado a três anos, mas apesar disso fui criada escutando Nirvana pela influencia que minha mãe tinha pelo Rock, eu sempre a escutava falar que Kurt era um talento nato e tinha uma voz estonteante, não esperava que ele tivesse tido uma história tão intensa e uma dificuldade tão grande em sua vida, o livro retrata muito bem isso, não escondendo fatos que o leitor gostaria de saber, fãs de Kurt deveriam agradecer por ter essa oportunidade tão grande de conhecer a história de Kurt profundamente assim, quando eu terminei de ler a biografia eu via um Kurt que era maniaco depressivo desde os nove anos de idade, quando a separação de seus pais ocorreu, e eu já estava aberta a ter conclusões assim, por ler um livro de Danielle Steel em que ela retrata a história de seu filho Nick Traina que tem comportamento semelhante a de Kurt, era fato de que o menino se mataria assim, porque até ele mesmo falava em suicídio e morte de uma forma tão natural! Logo após ler o livro o leitor quando escuta as músicas de Kurt tem uma percepção diferente, passa a escutar e a sentir toda a dor de Kurt, ele se expressava bem e usava de suas músicas uma forma de desabafo, e era assim que talvez ele pudesse se sentir bem, gravava seu nome como Kurdt Kobain muitas vezes, e deixava a duvida por onde passava, esse era só um dos hábitos de Kurt, ou Kurdt pra muitos. O livro fala sobre os sentimentos de Kurt com muita certeza, transmitindo confiança, e é com certeza essencial para qualquer fã da banda Nirvana e qualquer fã de Kurt Cobain. O livro mostra como Kurt lutou para levar o sucesso ao Nirvana mesmo não acreditando que chegaria a tal proporção e ainda hoje, apos anos de sua morte ainda continuaria encantando tantas pessoas assim, aquele menino levou vida e consolo a muitos, ele ganhou o mundo, mesmo depois de levar paz a si mesmo, por isso eu dou cinco estrelinhas pra esse livro e o indico eternamente, é um dos melhores livros de Biografia que eu já li e transmite ao leitor o sentimento, o prazer a leitura, ele te prende do inicio ao fim, sem sombra de duvidas. 
E aqui vai um dialogo do livro que Kurt fala com Courtney que eu lembro direitinho:
'' - Esta é para você, está é para mim -  disse ele. E segurando a terceira pena na mão, acrescentou: - E está é para o bebê que vamos ter. Ela riu e depois lembrou desse momento como o primeiro em que se apaixonou por ele''

(Mariana Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário