sábado, 8 de setembro de 2012

Movies

''Os filmes não criam psicopatas, só os deixam mais criativos.'' Eu gosto de assistir filmes, eles me levam a outros lugares, outras épocas, me levam a outras pessoas, então eu resolvi classificar os filmes que eu assisto de uma a cinco estrelas, não espero que todos concordem com o que digo, é apenas a minha opinião, então, let's go!!


American History X
*****
A outra história americana é um filme de 1998 dirigido por Tony Kaye (Não muito conhecido), escrito por David McKenna (Menos conhecido ainda) e tem no papel principal o ator Edward Norton (Que garantiu o oscar pela atuação no filme, mais do que merecido), o filme conta a história de Derek um menino perturbado pela perda do pai que morreu baleado quando trabalhava em um bairro negro enquanto tentava apagar um incêndio, logo então nasce no mesmo um ódio por negros e tudo que se relaciona a isso, Derek se torna autoritário e se denomina o homem da casa, assim tomando o posto do pai falecido, ele se torna lider de um grupo Skinhead que como a maioria é muito violento, eles espalham o ódio por negros e todo e qualquer imigrante, assim ele passa a se tornar uma referencia pra jovens de seu bairro que o idolatram totalmente, em uma noite comum, Derek escuta seu irmão dizer que avistou homens negros assaltando seu carro que se encontrava estacionado na porta de casa, Derek então em meio ao odio pega um revolver e dispara contra os homens, os agride e  mata. Derek é preso. Quando chega na cadeia Derek passa por altos e baixos, aquela temporada preso o muda totalmente... ele passa de uma pessoa autoritária a uma pessoa sensata e não mais preconceituosa, quando saí de lá, ele então começa a explicar a seu irmão que a raça negra é como uma raça qualquer, mais Danny (Edward Furlong) irmão de Derek já estava com ódio, um ódio que foi alimentado pela prisão de Derek, Derek tenta de todas as formas ajudar o irmão, só que ele já estava no meio de coisas que não deveria estar, todo o ódio o leva a destruição, o filme aborda em si o racismo e como isso começa dentro de casa mesmo, no cotidiano, não que as vezes o mesmo não seja imposto pela sociedade e muitos não dão valor a esse filme, nem mesmo ao diretor, o filme mostra como o ódio pode influenciar nas decisões das pessoas, e o objetivo maior do filme com toda a certeza foi mostrar a realidade de Derek na cadeia e as consequências de seus atos. O filme possui ótimas cenas, e introduz muitos flash backs belíssimos, o filme prende do inicio ao fim contendo cenas memoráveis e diálogos maravilhosos! E para completar atores que representavam muito bem seus papeis, passando os sentimentos dos personagens em apenas um olhar, passando toda a irá que era necessária. Sem nenhuma chances de criticas ruins a meu ver, esse filme ganha muito destaque mostrando o racismo e como isso pode invadir a vida das pessoas levando a atitudes completamente irracionais. Dou cinco estrelinhas pra esse filme e sem sombra de duvidas, indico pra qualquer ocasião. 
E aqui vai um dialogo que me chamou atenção no filme pra vocês:
Bob Sweeney – Houve um tempo em que eu culpava a tudo e a todos por toda dor, sofrimento e as coisas desprezíveis que aconteciam comigo e que eu via acontecer com o meu povo. Eu culpava todo mundo. Culpava os brancos, culpava a sociedade, culpava Deus. E eu não tinha resposta porque fazia as perguntas erradas. Você deve fazer a pergunta certa.
Derek – E qual é?
Bob Sweeney – Alguma coisa do que fez tornou sua vida melhor?



                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário